Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica, uma plataforma de excelência, criativa e inovadora para o estudo da arte e técnica da direção musical...

A Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica forma e qualifica profissionalmente maestros, através de uma formação teórico-prática especializada da mais elevada qualidade artística e pedagógica, capacitando-os para a direção musical das mais variadas estruturas profissionais ou amadoras, tais como orquestra, orquestra de sopros, banda filarmónica e todo o tipo de ensembles instrumentais e vocais. A Academia é dirigida a todos os maestros profissionais e amadores, estudantes de musica e músicos em geral, que pretendam iniciar, desenvolver ou aperfeiçoar as suas competências técnicas, teóricas e artísticas.

A Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica desenvolve a sua atividade desde 2009, constituindo a primeira escola portuguesa com estas características, orientada para a obtenção de formação profissional com certificação própria, bem como para a obtenção do diploma de Licenciatura em Direção Musical atribuído pela Associated Board of the Royal Schools of Music de Londres. A direção executiva é da responsabilidade de Ana Carolina Capitão. A direção pedagógica está a cargo do maestro Luis Miguel Clemente,

Ao longo de cada curso/ano letivo, os alunos da Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica desenvolvem um intenso trabalho directorial teórico-prático orientado pelo professor titular de Direção de Orquestra, o prestigiado e carismático maestro Luis Miguel Clemente (Prof. Superior de Direção de Orquestra, Doutorando em Direção de Orquestra). Os alunos aprofundam também os seus conhecimentos em áreas complementares, como a Orquestração e Análise, Estudo de Repertório e Estilo com o prestigiado professor e maestro Roberto Fiore (Professor Superior de Orquestração, Composição & Análise).

A Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica conta também com a colaboração dos reputados maestros John Traill (Diretor e Professor da Faculdade de Música St. Anne's College, da Universidade de Oxford) e o maestro Colin Metters (professor emérito da Royal Academy of Music de Londres), como professores convidados de Direção Musical.

A Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica reúne um corpo docente internacional excecional que, pela sua qualidade e excelência artística e humana, marcam verdadeiramente toda a diferença no que diz respeito ao ensino e acompanhamento do percurso individual de cada aluno. Sempre que oportuno serão convidados outros professores especialistas e maestros, nacionais e estrangeiros, para complementar a oferta pedagógica.


CANDIDATURAS 2017/2018

Prazo: até 17 de Setembro 2017


Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica... onde os sonhos se constroem!!!

“Estudar na Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica é um modo de vida! É decidir embarcar numa viagem maravilhosa de aprendizagem, experiência, partilha e cooperação em prol de uma visão artística e ética da música e da Direção Musical. 

Está ao seu alcance uma formação artística de excelência em Direção Musical. Desenvolva connosco as ferramentas necessárias para poder entrar no mercado de trabalho e desenvolver os seus projetos. ”


Imagem 2017small.jpg

Visão

A Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica pretende tornar-se um projeto educativo de referência no âmbito do ensino de direção orquestral, na inovação e especialização artística e no desenvolvimento das pessoas.

Missão e Valores

A Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica tem como missão assegurar os meios necessários que viabilizem a continuidade e sustentabilidade da sua atividade educativa, de forma a beneficiar os seus alunos, os participantes e o público em geral.

A Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica materializa o apoio educativo a músicos e maestros, amadores e profissionais, como dimensão estruturante da sua missão, da sua atividade pedagógica e dos seus projetos. Partilhamos da perspetiva de que a aquisição das competências necessárias ao maestro moderno contribui para a qualificação e valorização humana e profissional, sendo condição indispensável para o sucesso no desenvolvimento das diferentes formações musicais, infantis, juvenis, amadoras ou profissionais.

O compromisso da Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica é, sobretudo, proporcionar um espaço pedagógico e formativo de excelência, onde a criatividade e conhecimento de cada um floresça de forma sustentada. É ainda um espaço de dedicação e sensibilidade de que são indissociáveis a responsabilidade, a competência e o profissionalismo